Educação do presente: As contribuições do ensino híbrido e seus avanços tecnológicos dentro da educação
Educação do presente: As
contribuições do ensino híbrido e seus avanços tecnológicos dentro da educação
Fonte: https://www.redesagradosul.com.br/ensino-hibrido
O avanço da tecnologia impacta
vários setores da sociedade e um deles é a educação, com isso podemos analisar
que e dentro do processo de ensino e aprendizagem o professore assume o papel de mediador e o
aluno de protagonista.
É de fato afirmar que a tecnologia
não se tornou um substituto do professor, entretanto ela se tornou uma
ferramenta essencial para esse profissional, a tecnologia mudou drasticamente
vários processos no âmbito educacional.
O ensino híbrido é uma mescla de momentos presenciais com não presenciais, ele vem da possibilidade que nós temos de unir e agregar as novas tecnologias a metodologias tradicionais já utilizadas dentro da sala de aula.
O ensino hibrido é um modelo de ensino que utiliza das novas tecnologias para que exista uma mescla das novas metodologias para que nos possamos empreender e aprimorar o protagonismo e atives do nosso aluno, ele requer uma nova postura do educador, é preciso ressaltar que o educador deve ter muito zelo e estar preparado para o utilizar, pois é necessário respeitar o ritmo do aluno.
Se a tecnologia se tornou um
instrumento grandemente importante dentro do processo de ensino, os
profissionais devem estar altamente qualificados para poder lecionar e dentro
do contexto saber usar essas ferramentas tecnológicas ao seu favor, afinal
vivemos em um mundo globalizado, onde a tecnologia está por toda parte, e é
exatamente nessa extensão que o autor do próximo documento trabalha. De acordo
com Barreto:
“Os docentes deixam de ser os principais
depositários do conhecimento e passam a ser consultores metodológicos e
animadores de grupos de trabalho. Esta estratégia obriga a reformular os
objetivos da educação. O desenvolvimento de competências-chave (...)
substitui a sólida formação disciplinar até então visada. O uso de novas
tecnologias educativas leva ao apagamento dos limites entre as disciplinas,
redefinindo, ao mesmo tempo, a função, a formação e o aperfeiçoamento dos
docentes.” (2004, p.1194)
O professor precisa estar se
atualizando quanto ao uso dos recursos tecnológicos, torando-se um fator
primordial para ambas partes do processo de ensino aprendizagem, com isso o
professor vai ser capaz de trabalhar com excelência elevada, lapidando-se ainda
mais dentro do processo de ensino aprendizagem.
Os recursos tecnológicos abrem
leques educacionais ara que o professor possa aplicar em sua aula. O autor Libâneo afirma que:
“O
grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, e a organização
escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem”
(2007, p.309)
Dentro do âmbito educacional usar
as ferramentas tecnológicas como instrumento no processo de ensino aprendizado
é fundamental.
Com várias mídias como os aplicativos de mensagens, sala de aula virtual entre outra inseridas no meio tecnológico, os alunos usam esses recursos em casa e também dentro da escola, com isso é criado novos caminhos para o professor poder inovar, diferenciar a sua aula usando esses recursos, cabe ao professor usar essas mídias com ferramentas de ensino e despertar o interesse do aluno em aprender.
BARRETO, R. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Disponível em: < >.Awww.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400006&script=sci_arttextcesso em: 08 janeiro. 2022.
LIBÂNEO, J. C. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
REDE
SAGRADO SUL. Ensino Híbrido
<https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/redesagradosul/public/images/ensino-hibrido.png>
Acesso em: 08 de janeiro, 2022.
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