Educação do presente: As contribuições do ensino híbrido e seus avanços tecnológicos dentro da educação

Educação do presente: As contribuições do ensino híbrido e seus avanços tecnológicos dentro da educação


Fonte: https://www.redesagradosul.com.br/ensino-hibrido

O avanço da tecnologia impacta vários setores da sociedade e um deles é a educação, com isso podemos analisar que e dentro do processo de ensino e aprendizagem  o professore assume o papel de mediador e o aluno de protagonista.

É de fato afirmar que a tecnologia não se tornou um substituto do professor, entretanto ela se tornou uma ferramenta essencial para esse profissional, a tecnologia mudou drasticamente vários processos no âmbito educacional.

            O ensino híbrido é uma mescla de momentos presenciais com não presenciais, ele vem da possibilidade que nós temos de unir e agregar as novas tecnologias a metodologias tradicionais já utilizadas dentro da sala de aula. 

            O ensino hibrido é um modelo de ensino que utiliza das novas tecnologias para que exista uma mescla das novas metodologias para que nos possamos empreender e aprimorar o protagonismo e atives do nosso aluno, ele requer uma nova postura do educador, é preciso ressaltar que o educador deve ter muito zelo e estar preparado para o utilizar, pois é necessário respeitar o ritmo do aluno.

Se a tecnologia se tornou um instrumento grandemente importante dentro do processo de ensino, os profissionais devem estar altamente qualificados para poder lecionar e dentro do contexto saber usar essas ferramentas tecnológicas ao seu favor, afinal vivemos em um mundo globalizado, onde a tecnologia está por toda parte, e é exatamente nessa extensão que o autor do próximo documento trabalha. De acordo com Barreto:

 “Os docentes deixam de ser os principais depositários do conhecimento e passam a ser consultores metodológicos e animadores de grupos de trabalho. Esta estratégia obriga a reformular os objetivos da educação. O desenvolvimento de competências-chave (...) substitui a sólida formação disciplinar até então visada. O uso de novas tecnologias educativas leva ao apagamento dos limites entre as disciplinas, redefinindo, ao mesmo tempo, a função, a formação e o aperfeiçoamento dos docentes.” (2004, p.1194)

O professor precisa estar se atualizando quanto ao uso dos recursos tecnológicos, torando-se um fator primordial para ambas partes do processo de ensino aprendizagem, com isso o professor vai ser capaz de trabalhar com excelência elevada, lapidando-se ainda mais dentro do processo de ensino aprendizagem.

Os recursos tecnológicos abrem leques educacionais ara que o professor possa aplicar em sua aula. O autor Libâneo afirma que:

“O grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, e a organização escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem” (2007, p.309)

Dentro do âmbito educacional usar as ferramentas tecnológicas como instrumento no processo de ensino aprendizado é fundamental.

Com várias mídias como os aplicativos de mensagens, sala de aula virtual entre outra inseridas no meio tecnológico, os alunos usam esses recursos em casa e também dentro da escola, com isso é criado novos caminhos para o professor poder inovar, diferenciar a sua aula usando esses recursos, cabe ao professor usar essas mídias com ferramentas de ensino e despertar o interesse do aluno em aprender.


REFERÊNCIAS

BARRETO, R. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Disponível em: < >.Awww.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400006&script=sci_arttextcesso em: 08 janeiro. 2022.  

LIBÂNEO, J. C. et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.

REDE SAGRADO SUL. Ensino Híbrido <https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/redesagradosul/public/images/ensino-hibrido.png> Acesso em: 08 de janeiro, 2022.

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